CONCEITO

… Em “Aparecimento do Supra-sensorial na arte brasileira” (1967), o artista plástico Hélio Oiticica explicita algo difícil de ser esquematizado: é como se fosse possível depreender dois cotidianos, um deles “adormecido” e “condicionado” (este, portanto, deve ser “derrubado”), e outro, cuja capacidade sensorial se encontraria em estado “dilatado”. Somente esse último propiciaria a “proposição vivencial” do ambiental, isto é, uma abertura para um “novo comportamento perceptivo”.

A FONTE

“…Talvez o maior ensinamento de (Jacob) Boehme a respeito da senda espiritual seja seu ‘Diálogo sobre a Vida Supra-sensorial‘. Um Discípulo questiona seu Mestre: “Como posso chegar à vida supra-sensorial?” O Mestre responde:

“Filho, quando puderes te lançar n’AQUILO, onde residem todas as criaturas, mesmo que só por um momento, então ouvirás o que Deus fala… Bendito serás doravante se puderes ficar longe do pensamento em ti mesmo e da vontade pessoal, e puderes parar a roda de tua imaginação e de teus sentidos… então passarás ao supra-imaginário, e à vida intelectual, que é um estado de vida acima das imagens, figuras e sombras.

Então nada poderá fazer mal à pessoa, pois ela se torna como todas as coisas. Mas “se fores como todas as coisas, deves esquecer todas as coisas”. Desejar uma ou outra coisa é estabelecer um laço com ela, e este laço separa a pessoa do resto da natureza ao mesmo tempo que permite à pessoa ser afetada e modificada em sua própria natureza. O único desejo que leva à vida supra-sensorial é o desejo do Cristo, o Coração da Deidade, pois nele a pessoa entrega toda a vontade à vontade original do ser.”

Responses

  1. Dez seu blog…tou começando com um agora. Se tiver tempo dá uma olhada e dá uns toques. Sou praticamente leigo no assunto.

    Abraços e felicidades

    Adaides Batista – Dadá
    http://www.comunicanautas.blogspot.com

    • Obrigado Adaides,

      sendo sincero consigo mesmo, editar vira um prazer. Espero que vc goste cada vez mais do seu blog 😉 Qualquer coisa estamos na área.

      Grande abraço


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: