Publicado por: David Bemfica | 18/08/2008

ENXOFRE NO AR – CHEGA DE BRINCADEIRA

Cena do filme Constantine – ou acordamos, ou…

Visões dantescas do purgatório narram os locais do ‘coisa ruim’ como que com constante cheiro de enxofre no ambiente…

Refletindo e ressoando feliz questão levantada pela rádio cbn na semana passada, sobre o nível de enxofre no óleo diesel combustível usado no Brasil, conheçamos melhor a questão:

A resolução nº 315/2002 do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) diz que, a partir do primeiro dia de janeiro de 2009, tanto a indústria automobilística, representada pela ANFAVEA (Associação Nacional de Frabricantes de Veículos Automotores), com o foco em veículos pesados (principalmente ônibus e caminhões), nacionais e importados, quanto os fornecedores do combustível, como a Petrobras, por exemplo, deverão se adequar aos níveis máximos permitidos de quantidade de elementos altamente nocivos ao meio ambiente e à saúde de quem é vivo e respira. À saber entre eles o famigerado enxofre.

Sabe-se atualmente  que nas principais regiões metropolitanas brasileiras, como São Paulo e Rio de Janeiro, o nível de enxofre no óleo diesel consumido pelos motores automotivos (do ônibus que você pega para ir para a escola, faculdade ou trabalho. Ou do caminhão que abastece o CEASA e a mercearia da esquina) é de 500 partes por milhão). Ao longo do país há regiões que chegam à 2000 (duas mil) partes por milhão de enxofre no óleo diesel (!)

Na Europa o índice é de 10 partes por milhão. Nos EUA, 15.

Diante desses números o que vem de quem deveria se adequar à legislação federal é um solene pedido de adiamento do prazo do dia 01 de janeiro de 2009. Alegando não haver condições práticas de adaptação para o prazo estabelecido. Em 2002.

PALAVRA DOS ESPECIALISTAS

Veja texto pinçado de site do Departamente de Engenharia Mecânica da UFMG (DEMEC-UFMG)

O enxofre é um elemento indesejável em qualquer combustível devido à ação corrosiva de seus compostos e à formação de gases tóxicos como SO2 ( dióxido de enxofre) e SO3 (trióxido de enxofre), que ocorre durante a combustão do produto.

SUPRA LÓGICA

A questão é simples

O atemporal e profundo conhecimento alquímico nos diz (até no google tem, e creia-se que os altos escalões da ANFAVEA, da PETROBRAS e de todas as montadoras no país também conheçam essas informações) que o ar nos pulmões é o elemento que mantém o equílibrio entre o fogo cerebral e a aquosa síntese do estômago. Fogo é vida, água é vida, terra é vida e, naturalmente, o ar é o que equilibra a vida orgânica. Por isso que em todas as vertentes esotéricas de verdade  a respiração é um dos focos centrais de atenção.

Logo, quanto mais puros forem esses elementos básicos, e melhor a respiração, mais puros serão nossos corpos. E mais puros e saudáveis seremos. Sem escolha de classe social. Do jagunço sertanejo ao menos simpático dos bilionários brasileiros. Vão respirar o mesmo ar. Qualquer pai, mãe, filho(a), vovó, vovô e netinhos que vivam nos grandes centros brasileiros respiram um ar carregadíssimo de infernal enxofre. Só porque há alguns homens de efêmero poder que preferem empurrar a solução ‘com a barriga’ ao invés de aproveitar a oportunidade do cargo para prover qualidade de vida para sua própria família. Para o agora e para o futuro.

Portanto, caros senhores responsáveis pela qualidade do ar que respiramos, façam o favor de cumprir a Lei. Sem desculpas ou subterfúrgios. E disponibilizem um ar mais puro possível para vocês mesmos respirarem. Se só pensarem somente em vocês mesmos e em suas famílias todo o povo brasileiro agradece, com saúde e pureza.

Quem veio aqui para perder tempo? quem veio aqui para brincadeira?


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: