Publicado por: David Bemfica | 01/07/2008

INFLAÇÃO – FATOS NOVOS X VELHOS HÁBITOS

Parem de fazer alarde estéril sobre a volta da inflação. Pois o que temos hoje não se compara com o que houve nos tempos idos pré-Real de Sarney, por exemplo. Onde as crianças não podiam comprar a mesma quantidade de balinhas com o mesmo dinheiro no mesmo dia.

O mundo é outro, a Era é outra, a conjuntura é outra e o contexto e as circunstâncias da sutil alta nos preços (inflação) de agora são incomparavelmente melhores e mais seguras que no sombrio passado.

Portanto, parem de sensacionalizar algo que não existe: a ‘volta do Dragão da Inflação’. Deixem o bichinho em paz.

Parem de incutir medo numa geração que teve a felicidade de não conviver com aquela terrível realidade da demarcação incansável de preços. Parem de se apoiar em notícias e fatos velhos para tentar compreender e analisar os novos. Basta enchergar e compreender bem o presente.

O Brasil de hoje está na ponta da oportunidade internacional. Pelo petróleo e pelos alimentos, entre tantas commodities. O que está havendo é uma ligeira acomodação. Aparentemente muito bem administrada pelo Banco Central e Ministério da Fazenda. A princípio.

Deixem os trabalhadores trabalharem em paz e em prosperidade. Talvez com um pouco menos de crédito, o que é uma medida no mínimo sensata: restringir o crédito, para esfriar a demanda e conter a alta nos preços. Vislumbrando ainda a meta de 6,5% para 2008.

Portanto, oportunistas do pessimismo, ou, talvez, bois na boiada, vivam e criem o novo e deixem as velhas matérias onde devem ficar: na ‘gaveta’.

Segue matéria do dia 02 (um depois desse post) onde o Ministro da Fazenda, Guido Mantega, fala sobre o ALARMISMO EM RELAÇÃO À INFLAÇÃO.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: