Publicado por: David Bemfica | 09/04/2008

HUGO CHÁVEZ + FARC = NARCOESTADO ?

O jornal alemão Der Spiegel publicou nesta terça-feira matéria de Jens Glüsing, traduzida por Deborah Weinberg, no Uol Mídia Global, sobre o envolvimento do presidente venezuelano Hugo Chávez com a narco-guerrilha terrorista colombiana.

Segundo o texto peritos da Interpol analisam dados encontrados no laptop e em outros três computadores usados pelo número dois das FARC, Raúl Reyes, morto pelo exército colombiano em ataque contra seu acampamento em território equatoriano. Fato que gerou a última crise política da América Latina.

De acordo com dados encontrados nos computadores de Reyes, que devem ser divulgados em aproximadamente duas semanas pelo o secretário geral da Interpol, Ronald Noble, reforçados pelo depoimento de um ex-combatente rebelde das FARC, as ligações de Chávez com a guerrilha responsável pelo terror colombiano há décadas são mais que ‘amistosas’.

“A correspondência póstuma de Reyes revela que Chávez tinha planejado um encontro com o lendário líder das Farc Manuel Marulanda e queria convidar o chefe de Estado da Nicarágua, Daniel Ortega, e o presidente da Bolívia Evo Morales. Outro e-mail refere-se a um dossiê de mais de US$ 300 milhões (cerca de R$ 600 milhões) para as Farc. O governo da capital venezuelana de Caracas também aparentemente ofereceu aos rebeldes uma parte do petróleo do país e prometeu armas sem comissão do próprio exército do país.”

Chávez parece retribuir favores ao comando da guerrilha, pois “depois de uma tentativa de golpe contra o presidente Carlos Andrés Perez, (na década de 90), ele acabou na prisão. Uma injeção de dinheiro das Farc o teria ajudado a sair de sua dificuldade financeira na época.”

E não é só, segundo o texto do Der Spiegel “guerrilheiros colombianos das Farc aparentemente também treinam a milícia em favor de Chávez que operam perto da fronteira. Fontes de inteligência informam que há sete patrulhas avançadas das Farc operando de dentro da Venezuela. Elas supervisionam o contrabando de armas e cocaína. As Farc se movem nos países vizinhos como um peixe dentro d’água”, diz o ex-guerrilheiro. O líder das Farc de 77 anos Marulanda, o líder guerrilheiro Ivan Marquez e uma série de comandantes estão na Venezuela, de acordo com fontes do governo colombiano.”

A matéria termina com a possibilidade da Venezuela caminhar para um “Narcoestado” pois ela “é a Meca do tráfico de drogas”, confirmou o chefe de narcóticos colombiano Luis Hernando Gomez Bustamante, depois de sua prisão no ano passado. Antigos rebeldes dizem, entretanto, que as autoridades venezuelanas estão diretamente envolvidas no tráfico. Diplomatas europeus em Caracas vêem um verdadeiro perigo do país degenerar para um “narcoestado” sob Chávez.”


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: