Publicado por: David Bemfica | 05/03/2008

SOBRE A CRISE COLÔMBIA X EQUADOR

É visível como água límpida que Álvaro Uribe, presidente colombiano, fez o que fez, invadir território equatoriano, sob o afago multiplamente intencional da Casa Branca.

É sabida e notória a vontade de arrumar um ‘bom motivo’, talvez como os usados para invadir o Iraque, para os falcões americanos embarcarem de vez na nossa América Latina. E, claro, com a garantia do aval da maior potência bélica do mundo, Uribe não exitou em fazer um ato, talvez só para ele, heróico. Caçar o nº 2 das FARC, Raúl Reyes.

Bush júnior provavelmente é quem assina embaixo qualquer ato colombiano para criar um pretexto para chegar mais perto da valiosa Amazônia, e todos seus tesouros ambientais e, principalmente, minerais. Ainda não discutidos abertamente. Além da vontade pessoal que ele deve ter de esganar Hugo Chávez com as próprias mãos.

De qualquer forma, se algum dia o Brasil chegar às vias de fato num conflito armado na região, coitados de quem enfrentar todos os ‘manos’, capoeiristas, o pessoal do jiujitsu, nossos hackers (numa guerra de informações), todos os presos amontoados nas piores prisões do mundo. Nosso exército mesmo tem o melhor treinamento em selva do mundo. Uma vez um amigo tenente reformado disse que nem americano nem ninguém, além dos brasileiros, suporta as provações ‘no limite’ do exercício de sobrevivência no norte do país.

Mas o Itamaraty, com sua tradição em competência, deve, invariavelmente, via o Ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim e seu corpo diplomático, contornar essa situação no âmbito da OEA (Organização dos Estados Americanos). E Bush júnior já está saindo de cena. Graças a Deus. A Humanidade agradece.


Responses

  1. Essa crise só mostra que a América do Sul ainda vive uma guerra ideológica inútil. O apoio dos EUA a Colômbia é transparente, não assusta mais. O que é nebuloso é a posição ‘neutra’ do governo brasileiro, inspirada pela velha e inútil ideologia que nossos atuais governantes carregam (e que não serviram para melhorar significativamente o Brasil, diga-se de passagem). Está tudo mto claro. Invasão de território já virou moda no século XXI, o que é lamentável. Mas, o que é ainda pior, é nos mantermos numa posição ‘neutra e covarde’ diante de uma organização que mata, sequestra, rouba e aterroriza o nosso continente.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: